:: Previsão do Tempo na Madeira para os próximos 7 dias :: Navegador Mensal

Advertência: As previsões fornecidas neste Blog, são elaboradas com análise de modelos númericos e de satélite. Não são realizadas por entidades oficiais e não devem ser utilizadas como tal. Não nos responsabilizamos por danos ou perdas pela utilização dos dados aqui referidos. Para previsões e avisos oficiais consulte o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Inversão térmica e ar seco nas zonas montanhosas fazem descer humidade para os 10%

2Jun2014: Ao início da noite, a entrada de uma massa de ar quente e seco criou uma inversão térmica por volta dos 1000 metros de altitude. Tanto no Pico do Areeiro como em Bica da Cana ao início da noite, marcavam valores entre os 10% e os 20% de humidade relativa.

No gráfico abaixo é visível a temperatura em função da altitude; a temperatura a diminui até aos 600 metros mas volta a subir a partir daí, registando valores aos 1000 metros idênticos aos do nível do mar.  

Neste outro gráfico mostra a humidade relativa aos 1500 metros (850mb), com a Madeira neste nível a indicar valores abaixo de 20%, como já foram registados nas estações das zonas montanhosas ao início da noite.

Registos extremos nas últimas 24h:

Análise de satélite:

Previsão da carta sinóptica para amanhã às 12h: o anticiclone recua gradualmente para sudoeste dos Açores.

Para amanhã na Madeira previsão de céu entre o pouco e muito nublado. Nas vertentes norte o céu terá períodos de maior nebulosidade e onde podem ocorrer aguaceiros fracos e possibilidade de nevoeiro em especial até ao fim da manhã.

Sem comentários:

Enviar um comentário