Na análise de vários modelos numéricos, mesmo a curto prazo, as previsões apresentam algumas diferenças que merecem atenção.
O modelo americano GFS dissipa esta depressão ao chegar à Madeira e poderia trazer apenas precipitação fraca a partir do início da noite.
Já o modelo HIRLAM espanhol, indica períodos de chuva ou aguaceiros a partir do meio da tarde embora a maior intensidade pudesse passar a noroeste da ilha, sobre o mar.
O modelo AROME de alta resolução utilizado pelo IPMA, indica períodos de chuva a partir do fim da tarde mais frequente na zona sudoeste da ilha e zonas montanhosas.
Por se tratar de uma pequena depressão, mas com instabilidade atmosférica associada, nem sempre é possível prever onde surgirá os núcleos convectivos que são associados a chuva forte e por vezes trovoadas.
Esta incerteza traduz-se em três cenários possíveis:
- A Madeira ser afectada directamente por este fenómeno convectivo e ter chuva forte com trovoadas e que seria mais frequente nas zonas sudoeste e montanhas;
- A depressão e convecção associada mais intensa passar a noroeste da Madeira, e a ilha ter apenas alguns aguaceiros ou períodos de chuva fraca
- Ocorrer apenas alguns aguaceiros fracos na Madeira, com toda a convecção a passar a noroeste ou a dissipar antes de afectar a ilha.
Na sua previsão descritiva do IPMA para esta quarta-feira, por precaução e atendendo ao grau de incerteza referido nestes fenómenos convectivos, a previsão refere o seguinte:
"Céu com períodos de muita nebulosidade, tornando-se geralmente
muito nublado a partir da tarde.
Períodos de chuva ou aguaceiros mais prováveis a partir da
tarde, e que poderão ser por vezes fortes e acompanhados de
trovoada nas vertentes sul e nas zonas montanhosas.
Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante sul.
REGIÃO DO FUNCHAL:Imagens de satélite desta manhã:
Céu com períodos de muita nebulosidade, tornando-se geralmente
muito nublado a partir da tarde.
Períodos de chuva ou aguaceiros, mais prováveis a partir da
tarde e que poderão ser por vezes fortes e acompanhados de trovoada.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) de sudoeste, soprando
temporariamente moderado (20 a 30 km/h) a partir da tarde."
Sem comentários:
Enviar um comentário