:: Previsão do Tempo na Madeira para os próximos 7 dias :: Navegador Mensal

Advertência: As previsões fornecidas neste Blog, são elaboradas com análise de modelos númericos e de satélite. Não são realizadas por entidades oficiais e não devem ser utilizadas como tal. Não nos responsabilizamos por danos ou perdas pela utilização dos dados aqui referidos. Para previsões e avisos oficiais consulte o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

sábado, 18 de outubro de 2014

Previsão de chuva forte para este domingo na Madeira: análise de modelos

18Out2014: Para este domingo, são esperados períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes que podem ser acompanhados de trovoadas para a Madeira. O IPMA colocou toda a Madeira sob aviso laranja para precipitação por vezes forte.

Este mau tempo previsto para amanhã, ocorre pela proximidade de uma depressão em fase de cavamento a oeste da Madeira. Esta depressão "secundária" irá formar-se durante a tarde deste sábado, embebida numa superfície frontal fria associada a uma depressão cavada a oeste das Ilhas Britânicas.

Na análise de satélite do fim da manhã deste sábado, é visível a superfície frontal, de onde se formará esta tarde uma depressão a noroeste da Madeira:


Imagem de satélite das 12h (11h UTC):

A previsão segundo o modelo AROME para este domingo:


Previsão segundo outros modelos:

Algumas notas: Devemos olhar com reservas para a precisão da intensidade e localização dos fenómenos mais extremos neste evento olhando os modelos numéricos, visto que estão dependentes de como evoluirá a formação da depressão. A formação desta depressão mais a oeste, ou um cavamento mais acentuado por exemplo, terá uma influência em cadeia na progressão das ondulações frontais e no desenvolvimento de núcleos convectivos, podendo agravar ou diminuir a intensidade da mesma.

É mais ou menos consensual em todos os modelos que há grandes possibilidades de ocorrência de precipitação por vezes forte em toda a ilha, sendo mais provável ocorrer entre o início da madrugada de domingo até ao fim da tarde do mesmo dia.

Previsão detalhada (www.meteomadeira.com):


Sem comentários:

Enviar um comentário