:: Previsão do Tempo na Madeira para os próximos 7 dias :: Navegador Mensal

Advertência: As previsões fornecidas neste Blog, são elaboradas com análise de modelos númericos e de satélite. Não são realizadas por entidades oficiais e não devem ser utilizadas como tal. Não nos responsabilizamos por danos ou perdas pela utilização dos dados aqui referidos. Para previsões e avisos oficiais consulte o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Para amanhã (sexta-feira) na Madeira aviso laranja de chuva por vezes forte

15Out2015: Continuação de tempo instável na Madeira.

Hoje, quinta-feira,
Nesta quinta-feira a passagem de uma frente fria, com instabilidade associada, antevia segundo os vários modelos numéricos, períodos de chuva por vezes forte. Ocorreu chuva um pouco por toda a ilha, que foi por vezes intensa nas zonas montanhosas. (totais acumulados)
No geral a precipitação total de hoje ficou um pouco abaixo do inicialmente previsto por alguns modelos numéricos, atendendo à dificuldade que normalmente está associada à formação de nuvens cumulonimbus - nuvens de desenvolvimento vertical onde ocorrerem trovoadas e precipitação forte.

Esta madrugada,
Durante esta madrugada, mantêm-se a instabilidade atomsférica com possibilidade de aguaceiros por vezes fortes e possibilidade de trovoadas.

Amanhã sexta-feira, 
Para amanhã prevê-se períodos de chuva por vezes forte com condições favoráveis à ocorrência de trovoadas. A Madeira encontra-se sob aviso laranja de chuva por vezes forte entre as 9h e as 21h. Este mau tempo está associado com a aproximação do centro depressionário à ilha da Madeira.

Modelos numéricos para amanhã
Os vários modelos numéricos são quase unânimes em prever períodos de chuva que poderá ser forte para amanhã até ao fim da tarde.


Na imagem de satélite do fim desta tarde, é visível a frente fria que cruzou a Madeira, e a aproximação do centro depressionário com uma pressão mínima central de 998hPa.

Estimativa de precipitação das 20h45 (UTC):

Animação de imagem de satélite, com a aproximação da depressão com muita nebulosidade associada:


Avisos meteorológicos completos:

Sem comentários:

Enviar um comentário