:: Previsão do Tempo na Madeira para os próximos 7 dias :: Navegador Mensal

Advertência: As previsões fornecidas neste Blog, são elaboradas com análise de modelos númericos e de satélite. Não são realizadas por entidades oficiais e não devem ser utilizadas como tal. Não nos responsabilizamos por danos ou perdas pela utilização dos dados aqui referidos. Para previsões e avisos oficiais consulte o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Chuva forte no Arieiro 17,1mm em apenas uma hora

03Dez2015: Ocorreu chuva forte no Arieiro na última hora; um registo de 17,1mm entre as 17h e as 18h. Já entre as 16h e as 17h tinha ocorrido um total de 9,3mm. A precipitação está a ocorrer essencialmente nas zonas mais altas da ilha.

Os vários modelos numéricos não previram esta precipitação, e ao início do dia o IPMA não previa qualquer precipitação, actualizando contudo essa previsão a meio da tarde para a ocorrência de aguaceiros nas zonas montanhosas. O Navegador Mensal previa precipitação para hoje em especial nas zonas montanhosas, contudo não com a intensidade registada.

Esta precipitação pode ser explicada pela conjugação da orografia e uma taxa de humidade relativa mais elevada do que o previsto nos níveis médios da atmosfera, pela proximidade de uma frente fria a oeste da Madeira.

Imagem de satélite:

Pico do Arieiro ao fim da tarde:

Previsão AROME para esta tarde:



1 comentário:

  1. No Porto Moniz começou a chover cerca das 18h depois de mais um dia primaveril

    ResponderEliminar