:: Previsão do Tempo na Madeira para os próximos 7 dias :: Navegador Mensal

Advertência: As previsões fornecidas neste Blog, são elaboradas com análise de modelos númericos e de satélite. Não são realizadas por entidades oficiais e não devem ser utilizadas como tal. Não nos responsabilizamos por danos ou perdas pela utilização dos dados aqui referidos. Para previsões e avisos oficiais consulte o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

17jan2022: Vulcão Hunga-Tonga no Pacífico gera ondas sentidas na Madeira

Um vulcão submarino Hunga-Tonga explodiu no Pacífico gerou ondas de choque atmosférica que foram sentidas em todo o mundo. Foi sentido o seu efeito na mudança repentina de pressão atmosférica e também na ondulação.

Segundo o IPMA, pouco depois das 0h do dia 16 de Janeiro, foram sentidos esses efeitos em Portugal com ondulação que chegou a 40cm de amplitude na Ponta Delgada nos Açores e aos 20 cm no Funchal. Em Peniche chegou aos 39 cm.

Ficou registado também nas estações meteorológicas essa mudança de pressão.

Imagem com gráfico da pressão atmosférica da estação meteorológica particular na Ribeira Funda, São Jorge.


Imagens de satélite da explosão do Vulcão:

Imagens de satélite da onda de choque atmosférico que foi sentido em todo o mundo:


Registo do nivel do mar Ponta Delgada, Açores:

Nota do IPMA sobre o vulcão e os seus efeitos em Portugal:
"Na sequência da erupção explosiva do vulcão submarino Hunga-Tonga-Hunga-Ha'apa, ocorrido no dia 15 de janeiro de 2022 na proximidade das ilhas Tonga, foi gerado um tsunami que afetou particularmente as ilhas Tonga e vários outro países com costas próximas, com algum nível de destruição costeira embora sem vítimas mortais conhecidas.

Este tsunami, gerado no oceano Pacifico, propagou-se pelos vários oceanos, incluindo o Atlântico, tendo-se observado variações do nível do mar em praticamente todas as estações maregráficas em operação na costa portuguesa, variações essas com amplitudes inferiores a meio metro.

A origem destes registos está relacionada com a onda de choque atmosferica resultante da explosão no vulcão, a qual se propagou pelo globo, gerando condições particulares sobre os oceanos que potenciam a geração de um tsunami, neste caso designado por meteo-tsunami de origem vulcânica.

Os sinais atmosféricos da explosão foram registados pouco depois das 00h do dia 16 de janeiro de 2022, tendo nas horas seguintes sido observadas alterações no nível do mar. O sinal de maior amplitude, cerca de 40cm, foi registado em Ponta Delgada, Açores, tendo o fenómeno sido observado na ilha da Madeira (20cm medidos no Funchal) e no Continente, aqui genericamente os valores foram inferiores a 20cm com exceção de Peniche, onde foram medidos 39cm."

https://www.ipma.pt/pt/media/noticias/news.detail.jsp?f=%2Fpt%2Fmedia%2Fnoticias%2Ftextos%2Ftsunami-16012022.html&fbclid=IwAR03ZQGpR269ZTYKq2e081TBbdd1vKND5WCAb_Txr8s_PvkWrT7VVG8wZhc

Sem comentários:

Enviar um comentário