:: Previsão do Tempo na Madeira para os próximos 7 dias :: Navegador Mensal

Advertência: As previsões fornecidas neste Blog, são elaboradas com análise de modelos númericos e de satélite. Não são realizadas por entidades oficiais e não devem ser utilizadas como tal. Não nos responsabilizamos por danos ou perdas pela utilização dos dados aqui referidos. Para previsões e avisos oficiais consulte o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Ciclogénese explosiva a norte dos Açores coloca Portugal em aviso laranja - Depressão Paula

Uma depressão que se formou ontem a norte dos Açores, registou um decréscimento muito acentuado da pressão atmosférica central e criou ondulações frontais de forte actividade que irão afectar Portugal durante o dia de hoje. Poderão ser registados períodos de chuva forte, vento com rajadas e ondas acima dos 6 metros em Portugal Continental.
Quando ocorre estes valores de cavamento depressionário - descida de mais de 1 hpa por hora, durante 24h -,  é considrada uma ciclogénese explosiva. Esta depressão está já em fase de enchimento depois de ter atingido uma pressão mínima central de 950 hpa ao fim do dia de ontem. Este sistema depressionário foi baptizada de Depressão Paula pelo Serviço Meteorológico da Universidade Livre de Berlim.
Para a Madeira está o aviso de vento muito forte com rajadas até 80 km/h nas zonas montanhosas e ondas até 6 metros na costa norte.

Avisos do Instituto de Meteorologia:


Imagem de satélite:


Imagem de satélite de Portugal Continental com aproximação de ondulações frontais:

Sem comentários:

Enviar um comentário