:: Previsão do Tempo na Madeira para os próximos 7 dias :: Navegador Mensal

Advertência: As previsões fornecidas neste Blog, são elaboradas com análise de modelos númericos e de satélite. Não são realizadas por entidades oficiais e não devem ser utilizadas como tal. Não nos responsabilizamos por danos ou perdas pela utilização dos dados aqui referidos. Para previsões e avisos oficiais consulte o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

domingo, 14 de setembro de 2014

Previsão de chuva forte para amanhã na Madeira: análise de modelos numéricos

14Set2014: Segundo as previsões de vários modelos numéricos, prevê-se para amanhã na Madeira chuva por vezes forte e acompanhada de trovoada durante a tarde. (www.meteomadeira.com)

A passagem de uma frente fria de forte actividade, trará também vento forte, com rajadas que podem atingir os 90 km/h nas terras altas e 80 km/h nas zonas costeiras.

Neste domingo o IPMA colocou aviso laranja para precipitação forte e aviso amarelo para rajadas até 90 km/h entre as 12h e as 21h para amanhã.


Numa análise aos vários modelos, é consensual os períodos de chuva forte, embora seja de referir que enquanto o GFS coloca a parte mais activa mais a norte da Madeira, o ECMWF e HIRLAM colocam esta sobre a Madeira.

O modelo de alta resolução AROME do IPMA, coloca precipitação muito intensa no período das 15h às 18h na costa sul. Uma situação a acompanhar nas próximas saídas dos modelos numéricos e posterior acompanhamento da evolução pelas imagens de satélite.

Sem comentários:

Enviar um comentário