:: Previsão do Tempo na Madeira para os próximos 7 dias :: Navegador Mensal

Advertência: As previsões fornecidas neste Blog, são elaboradas com análise de modelos númericos e de satélite. Não são realizadas por entidades oficiais e não devem ser utilizadas como tal. Não nos responsabilizamos por danos ou perdas pela utilização dos dados aqui referidos. Para previsões e avisos oficiais consulte o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Subida da temperatura com massa de ar quente vinda do norte de África para os próximos dias na Madeira

06Jul2015: Para os próximos dias é esperado a subida da temperatura e descida significativa da humidade relativa, em especial nas zonas altas, com a chegada de uma massa de ar quente e seco com origem no norte de África.
Esta massa de ar quente tem expressão em altitude onde ocorre uma inversão térmica.
Entre amanhã e até ao próximo sábado, as temperaturas podem chegar ou até ultrapassar os 30ºC em algumas localidades. Deverá também aumentar os níveis de poeira do Sara em suspensão na atmosfera trazidos por esta massa de ar.

Nos próximos dias até sábado as previsões segundo os modelos numéricos indicam:
Nas vertentes sul o céu deverá apresentar-se em geral pouco nublado, temporariamente com períodos de maior nebulosidade. As localidade com um pouco mais de altitude como a Quinta Grande, podem registar subidas mais significativas da temperatura máxima.

Para as zonas montanhosas o tempo será quente e seco com o céu em geral pouco nublado ou limpo. A humidade relativa deverá descer abaixo dos 30%.

Nas vertentes norte, e ao nível do mar, uma corrente húmida de nordeste associada a um anticiclone sobre os Açores,  poderá criar condições à formação de neblina ou nevoeiro abaixo dos 400 a 500 metros de altitude. Acima dos 500 metros de altitude, o céu deverá apresentar-se entre o pouco e muito nublado com valores abaixo dos 50% de humidade relativa.

Inversão térmica em altitude:

Temperaturas aos 850hpa (1500m de altitude) com valores elevados que cobrem o norte de África, Madeira e Península Ibérica. 

Temperaturas acima da média em altitude:


Acompanhe o seguimento deste e outros eventos meteorológicos seguindo-nos no facebook. 
Deixe o seu like em: http://www.facebook.com/navegadormensal/ 


Sem comentários:

Enviar um comentário