:: Previsão do Tempo na Madeira para os próximos 7 dias :: Navegador Mensal

Advertência: As previsões fornecidas neste Blog, são elaboradas com análise de modelos númericos e de satélite. Não são realizadas por entidades oficiais e não devem ser utilizadas como tal. Não nos responsabilizamos por danos ou perdas pela utilização dos dados aqui referidos. Para previsões e avisos oficiais consulte o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

sexta-feira, 16 de novembro de 2018

16nov2018: Precipitação já detectada pelo radar meteorológico

Na imagem de satélite das 20h30 desta sexta-feira, é visível a frente fria que dentro de poucas horas estará a cruzar a Madeira. Esta frente fria está associada à depressão "Carlos" que se encontrava centrada a norte dos Açores. Esta frente deverá passar na próxima madrugada sobre a Madeira. Na imagem do radar das 21h é visível o registo de alguma precipitação a noroeste da Madeira. Nas próximas horas prevê-se períodos de chuva na Madeira, que durante a madrugada de sábado poderá ser por vezes forte até ao início da manhã em toda a Região, passando a regime de aguaceiros que serão mais frequentes nas vertentes norte e zonas montanhosas. O IPMA colocou sob aviso amarelo de chuva por vezes forte entre as 0h e as 9h deste sábado. Está também em vigor um aviso amarelo de vento forte para as vertentes sul com rajadas da ordem dos 70km/h.
A partir da manhã deste sábado prevê-se também o aumento da agitação marítima, o IPMA colocou aviso amarelo para toda a costa, com ondas que poderão atingir os 4 a 5 metros de altura, para a costa norte prevê-se que aumente na tarde de sábado para ondas de 5 a 6 metros podendo atingir os 11 metros de altura máxima. Na tarde de sábado o aviso de agitação marítima será laranja para a costa norte e Porto Santo. 
Alguns dados da passagem desta frente fria na última noite até esta manhã pelos Açores (Dados IPMA):
- Rajada máxima: Flores 122km/h; Terceira (Lajes) 96km/h e São Miguel 85km/h.
- Precipitação máxima em uma hora: Flores 17,7mm; Pico 16,9mm e São Miguel 16,7mm.
navegadormensal



Sem comentários:

Enviar um comentário