:: Previsão do Tempo na Madeira para os próximos 7 dias :: Navegador Mensal

Advertência: As previsões fornecidas neste Blog, são elaboradas com análise de modelos númericos e de satélite. Não são realizadas por entidades oficiais e não devem ser utilizadas como tal. Não nos responsabilizamos por danos ou perdas pela utilização dos dados aqui referidos. Para previsões e avisos oficiais consulte o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

quarta-feira, 26 de março de 2014

Mar agitado e vento forte coloca a Costa Norte e Zonas Montanhosas sob aviso para sexta-feira

26Mar2014: A partir de amanhã à tarde prevê-se o agravamento do estado do tempo, em especial nas costas norte e zonas montanhosas da Madeira.


Costa Norte sob aviso laranja

O IPMA colocou sob aviso laranja a costa norte para ondas que podem chegar aos 6 e 7 metros na sexta-feira. Está também activo um aviso amarelo de vento forte, com rajadas nas ordem dos 80 km/h nas vertentes norte, e da ordem dos 100 km/h nas zonas montanhosas.

Avisos IPMA:

Análise sinóptica

Este mau tempo está associado à aproximação de uma depressão em cavamento, que desloca-se desde o oeste das ilhas britânicas para sul, centrando-se durante a sexta-feira a sudoeste da Península Ibérica.

Esta depressão tomou um rumo para sul, desviada pelo vasto anticiclone de bloqueio que estende-se em crista desde a Escandinávia até à Islândia.

O vento forte e a agitação marítima, devem-se ao forte gradiente de pressão atmosférica, ou seja a diferença entre a pressão atmosférica do anticiclone a norte dos Açores e a esta depressão.

Esta corrente forte de noroeste trará períodos de chuva ou aguaceiros a partir da tarde de amanhã (5ªf) com a passagem de uma frente fria, seguindo-se uma massa de ar frio polar que fará descer a temperatura, com queda de neve nos picos mais elevados da Madeira durante a sexta-feira.

 (Previsão para a Madeira em detalhe: www.meteomadeira.com)


Previsão de agitação marítima para as 12h do dia 28 de Março, com ondas de 6 a 7 metros na costa norte, já a costa sul com uma ondulação de 1 a 2 metros.


Sem comentários:

Enviar um comentário