:: Previsão do Tempo na Madeira para os próximos 7 dias :: Navegador Mensal

Advertência: As previsões fornecidas neste Blog, são elaboradas com análise de modelos númericos e de satélite. Não são realizadas por entidades oficiais e não devem ser utilizadas como tal. Não nos responsabilizamos por danos ou perdas pela utilização dos dados aqui referidos. Para previsões e avisos oficiais consulte o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

terça-feira, 9 de outubro de 2018

09Out2018: Análise de satélite: Tempestade tropical Leslie, frente fria e chuva na Madeira

Tempestade Tropical Leslie: Na imagem de satélite das 17h00 é visível a tempestade tropical Leslie que mantêm o seu trajecto para sueste. Pelas 16h00 continuava a registar ventos da ordem dos 100km/h e uma pressão atmosférica de 983hPa. Desloca-se para águas mais quentes, pelo que é espectável que venha a se intensificar nos próximos dias, podendo já a partir de amanhã se tornar novamente um furacão. No geral os modelos estão a indicar um trajecto mais lento do que nas saídas anteriores. A partir de amanhã esta tempestade deverá mudar de direcção, deslocando-se para nordeste. A partir de quinta-feira os modelos começam a divergir significativamente sobre a trajectória que possa tomar. O modelo oficial do NHC a indicar que poderá afectar a Madeira no domingo, outros modelos como o GFS a indicar no sábado uma reversão na trajectória para sul e depois sudoeste, não afectando a Madeira. Esta incerteza e dispersão de previsões após quinta-feira, reduz a confiança no trajecto que possa tomar a partir daí. Em próximas saídas dos modelos é provável que comecem a surgir alguns consensos no caminho que possa tomar esta tempestade tropical. Algo a acompanhar, e daremos seguimento e actualização das próximas saídas.

Superfície frontal fria nos Açores: Esta tarde a superfície frontal já está a afectar o Grupo Central dos Açores, que está em aviso amarelo de precipitação por vezes forte. Durante a manhã o Corvo e as Flores registaram chuva moderada com a passagem desta mesma frente. No Corvo entre as 12h e as 13h foi registado um total de 8,3mm. A partir do fim da tarde São Miguel e Santa Maria terão também precipitação.

Aviso amarelo na Madeira: A Madeira está sob aviso amarelo de aguaceiros por vezes fortes associados a uma depressão a leste da ilha que desloca-se para nordeste.
Esta tarde foram já registados valores de 18,6mm em São Jorge em apenas uma hora.
O Aviso amarelo prolonga-se até as 3h desta quarta-feira.




Sem comentários:

Enviar um comentário