:: Previsão do Tempo na Madeira para os próximos 7 dias :: Navegador Mensal

Advertência: As previsões fornecidas neste Blog, são elaboradas com análise de modelos númericos e de satélite. Não são realizadas por entidades oficiais e não devem ser utilizadas como tal. Não nos responsabilizamos por danos ou perdas pela utilização dos dados aqui referidos. Para previsões e avisos oficiais consulte o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

sexta-feira, 12 de outubro de 2018

12out2018: Maior proximidade do furacão Leslie ocorrerá na manhã deste sábado

Durante esta tarde o furacão Leslie diminuiu um pouco de intensidade, e pelas 16h registava ventos da ordem dos 140km/h com rajadas de até 170km/h.
Os modelos determinísticos durante o dia de hoje têm reforçado o trajecto rumo ao sul da Península Ibérica e uma passagem do centro do furacão mais a noroeste em relação à Madeira.
Na actualização da tarde do NHC, o trajecto foi realinhado de forma significativa, abandonando o rumo para sudoeste ao manter o rumo nordeste/este, indo ao encontro dos consensos dos vários modelos. Esta trajectória fará o furacão passar um pouco mais distante da Madeira e num deslocamento mais rápido.
O momento de maior aproximação à Madeira ocorrerá durante a manhã deste sábado, com o modelo GFS a indicar logo ao início da manhã e o modelo ECMWF a indicar pelo fim da manhã, segundo o IPMA o centro do furacão ficará entre 200 a 250 km de distância da Madeira no ponto mais próximo.
A manter-se este cenário, a Madeira não seria afectada pela região mais intensa do furacão que fica próxima ao centro desta. Mas poderá no entanto registar ventos fortes pela grande região de ventos de força de tempestade tropical (ventos acima de 63 km/h) que estendem-se por 370km a partir do centro.
O NHC indica que a Madeira estará neste sábado sob aviso de tempestade tropical embora diminuísse a probabilidade para 50 a 60%  de ventos de força de tempestade tropical, também pela mudança de trajecto. Prevê-se também aguaceiros por vezes fortes, mas a manter-se as previsões dos modelos desta tarde, não ocorrerá valores muito significativos de precipitação, mas algo a confirmar em novas actualizações.
O IPMA colocou aviso amarelo de chuva por vezes forte, vento forte com rajadas e ondulação forte.
Recomenda-se o acompanhamento dos avisos oficiais e recomendações do IPMA e Protecção Civil.
Por precaução foram canceladas as viagens do Lobo Marinho para este sábado. A maioria dos voos da TAP para este sábado. O Governo Regional também encerrou todos os percursos a pé nas serras para amanhã e recomendou o adiar ou cancelamento de eventos ao ar livre. 
No Arco de São Jorge o Arraial da Banda do Arco foi adiado para o próximo fim de semana.
Faremos nova actualização para a noite de hoje. navegadormensal






Sem comentários:

Enviar um comentário