:: Previsão do Tempo na Madeira para os próximos 7 dias :: Navegador Mensal

Advertência: As previsões fornecidas neste Blog, são elaboradas com análise de modelos númericos e de satélite. Não são realizadas por entidades oficiais e não devem ser utilizadas como tal. Não nos responsabilizamos por danos ou perdas pela utilização dos dados aqui referidos. Para previsões e avisos oficiais consulte o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

11out2018 (2) 15h00: Furacão Leslie pode afectar a Madeira a partir de sábado como tempestade tropical

Furacão Leslie: Desde esta manhã, o furacão Leslie mantêm a sua trajectória para nordeste. Registava ao início da tarde ventos da ordem dos 130 km/h com rajadas mais fortes. Os vários modelos ainda vão apresentando alguma dispersão quanto ao fim de semana, embora seja cada vez mais reforçada o trajecto para sudoeste no dia de sábado, com vários modelos a sugerir que possa ocorrer sobre a ilha da Madeira essa mudança de rumo. Os modelos numéricos tanto o europeu ECMWF como o americano GFS começam a convergir nesta possibilidade. O trajecto oficial do NHC também acompanha esta tendência como é visível na imagem. A ocorrer desta forma, afectaria o estado do tempo na Madeira a partir de sábado até domingo como tempestade tropical, com menos intensidade do que actualmente. Nas próximas actualizações daremos conta do reforçar ou não deste cenário, lembrando sempre a grande incerteza que se tem mostrado os vários modelos acima dos 3 dias de previsão para este furacão. Esta noite daremos nova actualização com novos dados dos vários modelos e interpretação dos mesmos.
Frente fria nos Açores: Na análise da imagem de satélite, é visível os Grupos Ocidental e Central dos Açores a serem afectados por uma superfície frontal fria. Estão activos vários avisos nestas ilhas pelo IPMA, de ondulação forte, vento forte com rajadas e chuva também por vezes forte. Esta frente esta associada à depressão "Callum" que irá afectar de forma mais intensa as ilhas Britânicas esta madrugada e amanhã.


Sem comentários:

Enviar um comentário