:: Previsão do Tempo na Madeira para os próximos 7 dias :: Navegador Mensal

Advertência: As previsões fornecidas neste Blog, são elaboradas com análise de modelos númericos e de satélite. Não são realizadas por entidades oficiais e não devem ser utilizadas como tal. Não nos responsabilizamos por danos ou perdas pela utilização dos dados aqui referidos. Para previsões e avisos oficiais consulte o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

sexta-feira, 12 de outubro de 2018

12out2018 (4) 23h00: Amanhã de manhã furacão Leslie passará a noroeste da Madeira

O furacão Leslie desloca-se rapidamente para nordeste e amanhã de manhã passará a noroeste da Madeira. Pelas 22h00 este furacão registava ventos de 140km/h com rajadas da ordem dos 170km/h. Deverá nas próximas horas gradualmente diminuir de intensidade.
Os modelos ao longo do dia de hoje foram deslocando o trajecto deste furacão um pouco para noroeste a cada saída, afastando o centro do furacão da Madeira. Segue rapidamente para nordeste em direcção a Portugal Continental, segundo os consensos dos vários modelos globais e no ultima consultivo do NHC.
Este maior afastamento do centro do furacão à Madeira, afasta da Região a parte mais intensa do temporal que localiza-se mais próxima do centro, onde se regista os ventos e a precipitação mais intensa. Ainda assim, este furacão tem uma região alargada de ventos de tempestade tropical (370km a partir do centro) que poderão se fazer sentir na Madeira, o NHC indica que há uma probabilidade entre 30 a 50% de ventos de tempestade tropical (entre 63 e 118kmh), uma percentagem que foi diminuindo ao longo do dia com o afastar do trajecto mais para noroeste.
Aviso amarelo de precipitação e vento forte: Na Madeira, os efeitos se farão sentir durante a madrugada e manhã deste sábado, essencialmente com vento por vezes forte com rajadas até 90 km/h que podem chegar aos 110 km/h nas regiões montanhosas, e períodos de chuva por vezes moderada, não sendo esperado valores alarmantes de precipitação.
Aviso laranja de agitação Marítima: Na costa norte e sul da Madeira, está activo um aviso de agitação marítima com ondas de 5 a 7 metros e altura máxima de 10 a 12 metros.
Portugal Continental: A manter-se o trajecto rumo a Portugal Continental, possibilidade que é delineada pela maioria dos modelos globais, são esperados ventos de força de furacão para a região Centro de Sul de Portugal Continental com precipitação intensa.
Recomenda-se o acompanhar dos avisos oficiais  e recomendações do IPMA e Protecção Civil. Nas próximas horas faremos nova actualização dos dados disponíveis. navegadormensal


Sem comentários:

Enviar um comentário